3 de ago. de 2010

Nº 1: As medidas do seu terno.


Primeiro, vamos falar sobre o mais importante: as medidas corretas para o seu terno. Pois de nada adianta você vestir um Victor Hugo impecável que parece que não foi feito para você.

Caimento perfeito e escolha certa de cores ajudam na hora de vestir um belo terno.

O paletó do seu terno deve sempre cobrir o seu derrière por completo. Se você for baixinho, recomendo que o paletó se alongue só o suficiente para cobrir o bumbum e que pare justamente logo abaixo da curvinha que o liga à perna. Mais do que isso vai encurtar ainda mais as suas pernas. Não é essa nossa intenção.

Para quem é de altura mediana ou alto, pode se ir um pouco mais além. UM POUCO, não muito! Somente um pouco mais abaixo da linha padrão dos baixinhos até que a altura de tronco e pernas se equivalham visualmente.

Se você for do time de basquete da sua cidade e quiser ou precisar “encurtar” as suas pernas porque elas são longas demais… aí desça um pouco mais. Mas nada de exageros, só o necessário para equilibrar a silhueta caso seja preciso. Caso contrário, o efeito é devastador.

Uma boa maneira de saber até onde o seu paletó deve ir é ficando em pé e com os braços esticados para baixo. Aí agarre a barra do paletó com os dedos fazendo uma conchinha. Deu para agarrar na boa? Então é nesta altura que ele deve ficar. Nem mais, nem menos. 
*** Mas só um detalhe: quem tem braços curtos não vai ter bons resultados com esta técnica não. Idem para braços longos. ***

Método conchinha!
Comprimento tradicional da manga e do paletó.

Já as mangas do paletó não devem jamais ultrapassar o limite que a sua mão estabelece. A altura certa de uma manga de paletó de terno é na altura do osso do seu pulso (onde ele encontra a mão) para permitir que pelo menos um dedinho da camisa apareça sem sobrepor. Você pode mostrar um pouquinho mais ou um pouquinho menos do punho da camisa dependendo do seu gosto, mas sempre mostre. É elegante e primordialmente correto.
Para os mais moderninhos e ligados às tendências, a manga da camisa pode aparecer um pouquinho mais, ou seja, a manga do paletó deve ser um pouquinho mais curta. Muito cuidado se você for adotar esta dica para não cair no exagero e ficar com um paletó que parece não ser seu.

Hum, calças… você pode optar por uma altura de caimento aonde dê para cobrir inteiramente as meias e tocar levemente os sapatos (tendência). 
Ou pode ainda deixar a barra um pouco mais longa deixando-a bater mais ou menos na altura do terceiro cadarço (se o sapato for de amarrar é claro) contando da ponta do pé pra cima e ficando acima da altura do salto do sapato sem nunca cobri-lo nem chegar perto dele. 

Barra italiana.
Barra italiana da calça cinza levemente mais curta (tendência).
Barra simples.

Agora, em nenhum caso, estando em pé, a meia deve aparecer. E a barra não deve também ser longa ao ponto de formar volume algum sobre o sapato. Ela tem que cair reta sem embolar, mesmo com barra italiana. 
Ah! A barra italiana é permitida somente para os de estatura média a alta. Homens com estatura baixa devem evitar calças com barra italiana. Este tipo de barra tende a achatar a silhueta. 
É isso aí pessoal!




Amanhã, vamos continuar este post falando especificamente sobre os paletós.




PARA CONSULTORIA DE MODA (pessoal ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário