9 de ago. de 2010

Ainda em paletós...

Primeiro vamos falar sobre os tipos de paletós que faltaram no outro post e depois seguiremos com os tipos de bolsos.

Jaquetão ou Doublé Breasted
Ele pode ter 2, 3 ou quatro botões em cada fileira, sendo que esta última paginação é reservada para os uniformes da marinha inglesa.

Esquema de botões no jaquetão de 3 abotoamentos.

O jaquetão, em ocasiões formais, nunca deve ser usado desabotoado, sendo considerado mais cerimonial que o paletó normal de 3 botões. Além de conferir um ar de elegância e estilo, o double breasted está voltando com tudo, em leituras modernas e cores diferenciadas.

Combinação diferenciada para pessoas ousadas.
Nova cara para o pretinho básico.

Se você apostar suas fichas neste modelo, lembre-se: prefira um jaquetão slim fit e não um com cara de “peguei do armário do vovô”. Na hora de escolher a gravata você deve dar preferência para as gravatas mais gordinhas. Deixe sua gravata slim para os terno de 1 e 2 botões.

Gravata gordinha, mesmo em cor informal, confere mais elegância ao conjunto.

Ainda a respeito do jaquetão, é válido seguir o conselho do saudoso mestre Fernando de Barros: "Quem não tem uma barriga exagerada e se identificar com o estilo, pode usar os que têm no armário, pois não fará feio".

Paletó Nehru
Falaremos brevemente sobre este tipo de paletó. Ele não possui lapela e seu corte é reto, levemente acinturado. São poucas as ocasiões em que, este tipo de paletó, pode conferir elegância e modernidade. O pobrezinho até tentou dar a volta por cima há alguns anos atrás, mas digo que o mesmo não obteve sucesso.
Por que será? Será que você vai ter a mesma sensação que eu, que falta alguma coisa?
(tipo, a gola?)



Se você gostou deste paletó 2 pontos:
Primeiro: nada de barriga ou sobrepeso. Lembram do Steven Seagal com seu nehru nos filmes? E olha que ele já estava pesadinho...

G-a-t-o.

Segundo: todos os botões fechadinhos. Sim, todos. Algumas correntes admitem o primeiro aberto se você usar gravata ou lenço. Eu não.

Smoking
Então, sem muito o que pontuar. Nosso smoking é um pouco diferente do europeu e do canadense, mas igualmente reservado para ocasiões e cerimônias de extrema formalidade. Normalmente para estas ocasiões você é igualmente convidado dentro da formalidade, ou seja, por carta ou convite. Neles, estará expresso o tipo de traje a ser usado. O smoking deve ser vestido quando o convite implicar em GALA OU BLACK TIE (auto-explicativo).

Smoking "brasileiro"...
Smoking europeu.
Smoking canadense.
Quanto a qual usar: adapte-o ao seu estilo pessoal. O nosso smoking é mais elegante, o europeu mais tradicional e o canadense mais moderninho. Claro que é sempre melhor usar o europeu ou o canadense para disfarçar uma possível barriguinha :)


Amanhã volto com o complemento deste post, falando sobre os tipos de golas e quantos botões devem ter em cada manga.

PARA CONSULTORIA DE MODA (pessoal ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário