6 de ago. de 2010

Paletós.

Quando você comprar um paletó pronto, é essencial que a peça escolhida tenha bom caimento nos ombros. Outras pequenas alterações no paletó podem ser feitas, mas não nos ombros, por isso, se ele não ficar bom nessa região pode partir para outra opção. Servir significa que a costura fique em cima dos ombros, sem repuxar nem sobrar.

Bom caimento nos ombros.

O paletó deve abotoar sem incômodos ou marcas e, quando fechado, não deve ficar apertado a ponto de restringir seus movimentos, não devendo ficar repuxado ou enrugado. O ideal é que caiba apenas um punho entre o paletó e seu tronco.

Medidas corretas permitem um abotoamento sem repuxos.

Já falamos sobre o comprimento das mangas no outro post. Mas recapitulando: o comprimento correto é aquele onde a manga fica na altura do ossinho do seu pulso, dando um pequeno espaço para que apareça um dedo (ou 2 cm) da manga da camisa.

Altura correta do paletó e da camisa nos punhos

Já falamos sobre este assunto também, e ensinamos a fazer o “teste da conchinha”.
E uma maneira fácil de descobrir a altura correta do seu paletó se suas proporções de corpo forem corretas. Mas não esqueça: seu bumbum deve ficar coberto pelo paletó. Se você for considerado um homem alto, o comprimento do paletó pode ir um pouco mais além do final do seu derrière, mas só um pouquinho, ou vai ficar parecendo que você está usando uma peça que não é sua.

Muito importante e sinônimo de elegância. A gola da sua camisa deve aparecer atrás do seu pescoço, acima da do paletó. A medida correta é um dedo de distância entre uma e outra. A gola do paletó atrás não levanta nem deve ficar afastada da camisa.

A gola da camisa deve aparecer atrás do pescoço.

 Uma dúvida muito freqüente: fenda simples ou fenda dupla?
Isso é questão de gosto e estilo. Atualmente, os paletós com fendas simples são mais usados, mas os de dupla também não fazem feio. Para quem tem quadril largo ou está acima do peso, o de fendas duplas fica mais confortável, pois permite maior mobilidade.



Seu paletó pode ter 3, 2 ou ainda 1 botão.
Antigamente, era considerado questão de estilo.
Hoje sabemos que o paletó de 3 botões pode ser usado por todos os tipos físicos, desde que o caimento a as medidas restantes estejam nas proporções corretas. Este tipo de paletó pode ser usado quando se quer evidenciar a gravata.
O paletó com 2 botões favorece os homens de estatura baixa pois cria uma linha horizontal que alonga a silhueta. Também favorece aqueles que têm ombros estreitos, pois sua abertura é maior, evidenciando o peito.
O paletó de 1 botão é moderno e começa a ser usando mais enfaticamente. Segue as mesmas regras do paletó de 2 botões.
Tanto o paletó de 2, quanto o de 1 botão devem ser usados por homens que não estejam acima do peso. Para os fofinhos, o paletó de clássico de 3 botões é a melhor pedida.

Paletó com três botões.

Paletó de dois botões.

Paletó com um botão.

Well my dears, semana que vem tem mais. 
Continuaremos falando sobre o vestuário masculino, com dicas para tipos de mangas (botões, quantidades e afins) e tipos de golas para o seu paletó.


PARA CONSULTORIA DE MODA (pessoal ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário