8 de nov. de 2010

Festa de Final de Ano...E agora?

Festas, eventos, cerimonias, formaturas...tudo chegando junto na mesma época do ano.
E, todas com seus convites e dress codes indicados nos mesmos.
Mas e agora? Você recebeu um convite para uma formatura e nele está especificado o tipo de vestimenta a ser usado por todos (passeio completo).
Como? Passeio o que? Não era uma formatura, agora virou um passeio?

Este post teve origem no pedido de uma querida amiga, que exigiu algumas horinhas de pesquisa. Ela queria saber se o drees code do nosso país podia ser aplicado em uma festa na Europa. Só não pode como deve.

Por mais complicado que pareça, é muito simples. Hoje é dia de dicas e manobras bem espertinhas na hora de compor o look para certas ocasiões.
E o mais importante: sem errar.

Ok, vamos lá.
Só pra deixar bem claro, aqui, vamos falar de ocasiões em que exige-se um comportamento tão adequado quanto a festa. E, independente da festa é preciso saber interpretar o que o convite nos diz, para evitar constrangimentos.
Sabendo como funciona o drees code você, além de uma bela produção, capricha na dose de segurança!

Traje Esporte
Aqui o visual é mais descontraído e, normalmente aplicado a festas diurnas
Para os homens significa blazer e calça sem gravata. É claro que vai depender do caso a opção de caprichar, dispensando a gravata mas não o blazer e camisa. Evidentemente em um evento onde tenha sido especificado por escrito traje esporte é preciso levar em conta que é esportivo sim, mas não a ponto de se usar o bom e velho tênis e uma calça jeans desbotada. Na realidade pode usar jeans, desde que o look não fique tão informal quanto o que você usa na academia. Assim, no lugar do tênis, use um dock sider ou mocassim.
Para as mulheres significa roupas em tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas… Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso, pois neste tipo de produção o que reina é a simplicidade.

Bacana, moderno e informal.

Tecido rústico na pantalona e vestido sem elaborações.

Traje Passeio
Também consta, em alguns convites as denominações Tênue de Ville e Alto Esporte (alto esporte é invenção de brasileiro, ok?). Usado em sessões solenes durante o dia e sessões informais a noite.
Para os homens significa um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas e modernas. O que está bem em voga neste tipo de traje, é o uso da calça jeans em lavagem escura com um paletó no mesmo tom, dispensando o uso da gravata. Claro, dependendo do horário e ocasião da festa a gravata é necessária :)
Para as mulheres está liberado o uso das pantalonas, vestidos (tubinhos e longos fluídos) ou tailleur, ternos mais elaborados e sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de maxis einh?) e um visual mais bem cuidado.

Pode usar sem gravata também.

Vestido simples e fluído.
Terninho Armani...bem simplinho...

Passeio Completo
Aqui a sofisticação começa a subir de nível. Este traje é usado em festas sociais, solenidades após as 18h (casamentos, formaturas...), enfim, ocasiões que exigem produções mais bem cuidadas e suntuosas.
Para os homens significa terno. Escuro e mais formal (salvo seu estilo pessoal). De preferência marinho bem escuro ou grafite. Com camisa social e gravata de estampas mais discretas, lisas e com nós diferenciados (se assim você gostar).
Algumas literaturas atentam para o não uso do terno preto pois o mesmo pode pesar em nosso clima tropical (???) ... Ok, este Perfume libera o uso do terno preto com muita segurança e glamour.
Para as mulheres nada de botar pra quebrar, ainda. Os tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados podem ser usados, mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião. Jóias tem sua vez aqui, mas nada de sair parecendo um pinheirinho de natal.


Combinação de cores e pespontos perfeita.

Ah...quem disse que o preto não é elegante para o nosso clima?

Gerinho de jaquetão, fofo, moderno e revisitado.

Um tubinho mais sofisticado em tecido nobre? 100% de acerto.

O cocktail dress fluído também é uma ótima escolha.

Um longo simples, sem muita informação vai muito bem também.
  
Black Tie
Ou Habillée. Aqui, moram a maioria dos equívocos femininos. Para os homens é o traje mais simples e de fácil composição...já para as meninas...
Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Ah, e por favor, por mais lindo que você se sinta, não ouse nesta produção. É preto com camisa branca e ponto. Nada de variar na coloração, usando sua borboleta roxa com faixa roxa na cintura....medo.
Para mulheres, hahaha! Ao contrário do que se pensa, o traje black tie não nos obriga a sair em busca de um vestido longo. Liberado o longo está, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões. E as jóias? Mesma regrinha do pinheirinho, só que aqui, você pode usar jóias mais suntuosas do que no Passeio Completo.
Paletó com 1 botão.

Paletós com 2 botões.

Paletó com 3 botões.

Moderno e lindo, paletó repaginado com o uso do jaquetão.

Curto em tecido nobre.

Sempre respeitando a sua idade.
Quanto mais idade temos, maior o comprimento da nossa saia...
A delicadesa das jóias acompanha a delicadesa do tecido.
Madrinha de casamento, formanda em colação de grau...festinhas de 15 anos!

Longos também são permitidos e bem vindos.
Só não peque pelos excessos.
  
Gala
Aqui, a sofisticação toma conta. Mas muito cuidado para não cair no exagero. Menos, sempre é mais nesta composição. O comprimento para VESTIDOS femininos é longo e ponto.
Para os homens, casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas).
Para as mulheres vestidos longos, abaixo do tornozelo com brilhos e de tecidos nobres.Não é permitido o uso de conjuntos de saia e blusa ou ternos, por mais elaborado que sejam os tecido. Aproveite para usar saídas de noite suntuosas, e jóias mais sofisticadas. Bolsas e sapatos seguem a linha da sofisticação da roupa.


Não olhem o paletó, atentem para o detalhe da camisa e da gravata.

Este sim, é uma casaca com pontas bipartidas.

Tecidos nobres...

...brocados, rendas e muitos detalhes.
Esta é o hora deles :)



Então? Dúvidas respondidas?
Se mais alguma surgir, espero seus email ansiosamente :)


Bom início de semana para todos.
Beijos Perfumados.


PARA CONSULTORIA DE MODA (pessoal, corporativa ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.

Um comentário:

  1. Oi Bianca,
    Tudo bom?
    Fiquei muito interessada em comprar o vestido
    "Cocktail dress fluído". Você sabe de qual site essa foto foi retirada? Uma vez encontrei ele por coincidência numa loja americana online, mas perdi o endereço!
    Se puder me ajudar, agradeço muito.
    Meu e-mail é carol_cury@hotmail.com.

    Obrigada! Carol

    ResponderExcluir