9 de nov. de 2010

Etiqueta para viajar? Perfume responde!

Queridos e queridas,
este Perfume fará um merecido recesso do dia 10/11 ao dia 25/11. Estaremos espalhando nosso aroma em Natal - Rio Grande do Norte.
Como é uma viagem um pouco mais distante para a casa de grandes amigos, achei de bom tom compartilhar com vocês meus conhecimentos sobre etiqueta de bolso!
Então, preparem suas malas com cautela e bom senso e rumo ao litoral mais lindo do Brasil!


Praia, sol e mar!

Existem regras de bons modos num avião?
Claro que existem e elas estão aí para que você não escorregue na casca de banana durante o voo e torne-se um daqueles passageiros de filme de terror.
(filma de terror? sim, aquele passageiro que t-o-d-o mundo tem vontade de matar)

Por favor, deixe o banheiro limpo. Ainda é necessário colocar este item como regra, afff...

Não fale em voz alta, principalmente se seu voo for noturno. Bom, nesta situação não fale de qualquer forma. Enfie seus fones nos ouvidos e boa noite.

Apague a luz de leitura à noite, ou vai dizer que tem medinho?

Antes de abaixar o encosto, veja se não incomodará a pessoa de trás.

Essa é clássica e todo mundo já passou ou tomou um encostão da bagagem de mão, mas tome cuidado para não bater a bagagem em quem está sentado.

Não leve travesseiros e mantas.

Comissário não é barman! Tente poupar a tripulação, mesmo que você seja um ilustre personagem da primeira classe. Os comissários não estão lá para resolver problemas de insônia, dor nas costas ou falta de ombro amigo. O que nos leva ao próximo item:

Maneire na birita! – Bêbados costumam ser chatos em qualquer circunstância. Num avião, tornam-se insuportáveis. Já é norma fazer os exagerados descer na primeira escala. Imagina o papelão?

E por último... Nem pense em abrir o bagageiro no meio da noite para conferir as compras. Equivale a fazer arrumação no armário no meio da noite enquanto o companheiro tenta dormir.


Respeite seu espaço e o de seu vizinho!


Em casa alheia, como me portar?
Cuidado: a relação entre anfitrião e visitante que chega de mala e cuia é sempre delicada. Bastam alguns passos em falso e você, que foi tão bem recebido ao chegar, transforma-se em um hóspede indesejado, que nunca mais será convidado a voltar. Para evitar isso, use o bom senso, procure ser mais gentil que de hábito e siga algumas regras básicas de etiqueta.


Hóspede incoveniente?
Leitores do Perfume nunca!

Não chegue de surpresa: antes de viajar, entre em contato com seu anfitrião, pergunte claramente se ele pode recebê-lo no período tal e só bata na porta dele depois de ter combinado os detalhes, até a data da volta. Naturalmente, você a respeitará: não há coisa mais desagradável que hóspede que vem para passar três dias e vai ficando...

Leve um presente: uma bebida, um doce típico, um livro ou até um disco de música brasileira, se você souber o estilo que ele mais aprecia

Colabore nas despesas: nada de esperar que o dono da casa arque com todos os gastos. Se tiver intimidade, ofereça-se para dividir a conta das compras da casa. Ou, se preferir, observe o que ele costuma consumir e surpreenda-o. Quem quer agir não espera nem fica perguntando, porque o anfitrião pode ficar sem graça e recusar a gentileza. Preparar um jantar, surpreender a todos com um belo café da manhã também é de bom, salvo os costumes da casa.

Ajude na limpeza: cuidar da arrumação do quarto e não fazer bagunça é regra básica. Mas vá além disso e procure dar uma mãozinha nas pequenas (e aborrecidas) tarefas do dia-a-dia, como tirar a mesa e lavar a louça, sobretudo quando não há empregada na casa. Se há empregadas na casa, procure saber com os donos até onde vai sua liberdade de maria. Algumas pessoas não permitem que seus convidados coloquem a mão na massa, portanto nesta situação seria de mau tom você sair da mesa e retirar os pratos. Use sua sensibilidade nestas ocasiões.

Não folgue com o chuveiro e pense no mantra: banho rápido e eficiente!

Não peça emprestado: leve xampus, hidratantes, cremes de barbear ou artigos de maquiagem e só use o que for seu. Procure sempre saber a necessidade de levar toalhas e roupa de cama... e leve as suas.

Não se pendure no telefone: é aconselhável não dar o número do anfitrião para os outros sem permissão prévia. Interurbanos estão banidos, exceto se forem a cobrar.

Respeite os horários da casa: horários de chegada e saída, assim como as chaves da casa, devem ser negociados previamente com o anfitrião

Reponha as perdas: procure respeitar as bebidas e comidas do anfitrião. Só tome um vinho se tiver certeza de poder colocar de volta outro com a mesma qualidade. A mesma regra se aplica a tudo o que você estragar, por azar ou inépcia.

Se você ficar na casa de seu anfitrião sem a companhia do mesmo não deixe rastros. No fim da visita, cheque tudo. Se você quer preservar o amigo e voltar nas próximas férias, reserve o último dia para deixar a casa dele limpa, com as luzes e o gás desligados, a geladeira livre de comida perecível e o lixo do lado de fora.

Dê um presente para a dona da casa e, com discrição, uma boa caixinha para a empregada. O ideal é de 15 a 20 reais por dia.


Presentes aos anfitriões sempre serão bem vistos.
O caixinha para empregada não é regra, mas é um "agrado" a mais.


Etiqueta a beira-mar? Sim, muito prazer.
Agora que você já saiu do avião, está bem acomodado na casa de seu anfitrião, é hora de ir para a praia.
Mas não pense em tirar do bolso o manual do farofeiro e agir de forma selvagem e indecorosa. Bom comportamento na beira mar é necessário e bem visto por todos.
(sempre lembrando, você é o estranho em terras distantes!)


Deixe a praia do jeito que você encontrou!

Bom, dependendo da praia que você vá, a disputa por um palmo de areia pode se tornar mais ou menos acirrada, o que aumenta exponencialmente as chances de termos problemas de convivência com nossos vizinhos de guarda-sol. Procure ser discreto ao tomar um espaço. Não vá espalhando cadeiras e mais cadeiras, esteiras, isopor, guarda-sol e tudo mais, deixando pouco espaço para os outros. Divida fraternalmente o espaço que ainda houver disponível.
A praia não é local para piqueniques.
Esqueça de levar grandes isopores, mesinhas, frango, farofa, etc. Se quiser, leve alguma fruta, um sanduichezinho pequeno para quando a fome apertar mesmo ou houver crianças. Um saquinho para se colocar o lixo, neste caso, é fundamental. Se preferir (o que é sempre melhor), coma em um barzinho ou restaurante das proximidades. É uma boa oportunidade para saborear pratos que têm um tempero especial da região. Neste caso, homens e mulheres devem estar vestidos com uma camiseta cobrindo o tronco (isso é regra, mas na realidade muitíssimo pouco observada). Leve também sua sandália de praia. Não vá descalço.

A prática de esportes é sempre saudável, mas procure estar vestido (principalmente as mulheres) adequadamente para não dar nenhum vexame. Corridas na praia de biquíni, por exemplo, só vão ficar bem para quem não está com quilos a mais. Se não for o seu caso, coloque uma regata por cima. Basta.

O totó deve ficar aguardando por seus donos em casa. Nada de levar cachorros à praia. É totalmente anti-higiênico, por mais que o seu possa parecer limpinho. Poucos vão resistir e vão acabar por fazer suas necessidades na areia, o que transmite aquele vermezinho conhecido como "bicho geográfico", que provoca uma coceira infernal! Para o animal também existe o perigo de se contaminar com o chamado "verme do coração", transmitido por alguns mosquitos que frequentam o litoral. É uma doença grave para o seu animalzinho e você não vai querer vê-lo sofrer, certo?

Coisa mais lindia!!

Croquete na areia?
Nem pensar!! Dormir, ou melhor, desmaiar na praia? Se o sono bater, seja discreto: recline sua cadeira, coloque seus óculos escuros e tire sua sonequinha. Se quiser, deite de bruços numa esteira. Não vale usar a esteira ou canga para namorar, deitando-se ao lado da namorada em atitudes mais "calientes". Ula-lá!
Para cumprimentar os amigos na praia, basta um aperto de mão. Ninguém gosta de beijos com gosto de bronzeador, areia e água do mar!
Ensine as crianças que não devem jogar areia nos outros fazerem guerra de areia molhada ou jogar bola perto das barracas. É de pequeno que se aprende os bons modos!


E, para finalizar, algumas curiosidades em trips internacionais (glorioso colorado!) que podem ajudar você:
Se for à Grã-Bretanha, não coloque as mãos no bolso enquanto conversa (???).
Se for ao Nepal, nunca toque a cabeça de uma criança (???).
Se está na Coréia, faça bastante barulho se for tomar sopa.
Enquanto na Arábia Saudita, arrote: é sinal de satisfação.
Na Rússia, jamais recuse um copo de vodka, é sinal de grosseria. (esses russos einh?)
Ah sim! Em tempo: se você quiser retribuir o presentinho citado acima, nunca presenteie um japonês com relógios – eles simbolizam a morte.

#ficadica!



Outras dúvidas relacionadas a prática de boas maneira? Aguardo seu email :)
Até a volta meus amores.
Beijos Perfumados.

PARA CONSULTORIA DE MODA (pessoal, corporativa ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.

Um comentário: