19 de jan. de 2011

Etiqueta para os fumantes.

Como tudo mais na sociedade, fumar exige etiqueta. Fumantes devem saber seus limites e serem respeitosos com quem está em volta. Afinal, fumantes são minoria, e embora haja muita gente tolerante com fumantes, há também os ativistas radicais. É preciso saber lidar com eles, com decoro e boa educação.
Alguns lugares não permitem mais fumantes, como casas noturnas, bares e restaurantes. Mas também né meu povo? Aquele espacinho reservado aos fumantes em restaurantes era mera enganação. A fumaça vinha de qualquer formar incomodar quem estava degustando sua refeição.

Vamos às regras básicas:

Siga as regras e as leis. Há lugares em que não é permitido fumar, e ponto final.


Proibido Fumar. E ponto final.

Se houver crianças por perto, fume longe delas, ou pelo menos juntamente a um grupo de adultos. Isso reforçará a ideia de que fumar não é coisa para criança.

Sempre pergunte se há um local para fumantes no lugar onde você estiver.

Se alguém perto de você estiver doente ou tiver algum problema respiratório, como asma ou bronquite, não fume perto dessa pessoa.

Se estiver fumando ao ar livre, tente se manter do lado oposto ao vento -- isto é, de forma que o vento passe primeiro pelas outras pessoas e então passe por você.




Sopre a fumaça para cima e distante de outras pessoas, inclusive fumantes.

Quando estiver segurando o cigarro, tome cuidado para que a fumaça dele não vá para o lado de alguém.

Use um cinzeiro para apagar o cigarro. Não jogue em lixeira, ou prato, ou lata de cerveja vazia (a lata vale somente quando não há cinzeiro disponível).



Antes de acender, pergunte a outra pessoa se ela aceita um cigarro também.

Especialmente se você for homem, fique atento para acender o cigarro da outra pessoa.




Quando você for na casa ou apartamento de outras pessoas que não fumam, tente não fumar também. Se a vontade for muita, pergunte ao dono da residência se você pode fumar e onde você poderá exercer seu vício. Jamais acenda seu cigarro em meio a pessoas que não fumem em um ambiente fechado.

Se o dono da casa for fumante, preste atenção aos seus hábitos (se ele fuma dentro ou fora de casa) e sempre pergunte onde você pode fumar.

Recapitulando a regra primordial: Jamais fume em meio a pessoas que não fumam. Peça licença e vá para algum lugar ventilado, longe dos não fumantes, se assim o dono da casa permitir.


Lidando com outras pessoas.

Lidar com gente que é contra fumantes pode ser complicado. Uma boa dose de paciência e decoro é suficiente para que você não crie situações constrangedoras.
Você pode evitar estas situações se antes você perguntar ao dono da casa ou gerente do bar se pode fumar naquela área, por exemplo. Às vezes, só pelo fato de você perguntar, a pessoa pode lhe permitir que fume.




Se você estiver em uma casa onde o dono não queira que você fume, obedeça.
Como eu falei antes, em restaurantes não é mais permitido o fumo. Alguns bares e casas noturnas ainda permitem. Sempre se certifique antes de acender um pito.
Fumar em bares é bem mais comum e aceito, e alguns até, já reservam áreas para o vício. Mesmo assim, vale a etiqueta do bom senso.




Ok babies, por hoje era só.
E antes que venham os emails de descontentamento, vos digo: este Perfume não faz apologia ao cigarro muito menos castra a vontade dos fumantes. O mundo é um lugar livre para você fazer o que bem entender com seu corpo. Desde que você o faça com elegância, decoro e glamour!
#ficadica.

Beijos Perfumados!


PARA CONSULTORIA DE MODA E INTERIORES (pessoal, corporativa ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.
 

10 de jan. de 2011

O drink do verão 2011!

Bom dia 2011!
Retornando das férias, resolvi compartilhar com vocês um achado, mas já sabido por este Perfume: o drink mais badalado das praias em nosso Brasil.
...pois bem, não se trata de um drink propriamente dito, mas sim da grata surpresa de poder tomar espumante na orla marítima (ou bem baixada em seu guarda sol) sem esquentar. Que tal?
Vamos falar mais sobre isso. O Piscine, assim chamado em idos dos anos 70, volta com tudo neste verão, e desbanca a já famigerada e causadora de manchas caipirinha.

Hum...deu água na boca!

Basta você levar seu espumante preferido para a beira mar, catar uns gelinhos nos quiosques (ok, nem tudo é glamour...) e aproveitar.
O drink fica mais refrescante se feito com espumante rosé em copo de vinho borgonha, com 7 a 8 pedras de gelo e servido na hora.

Recomendo a Cava Rosado Brut da Freixenet.
Forte mas refrescante, não perde o sabor
em meio ao gelo.
+

Copo para vinho tipo borgonha.
+

7 a 8 pedrinhas de gelo que, com o tempo,
você precisará repor.

Mas, se você não gosta do espumante rosé pode fazer com o que você preferir. E, vamos falar francamente, será um tanto difícil levar uma taça borgonha para a beira da praia e não quebrá-la. Já fiz com brut e demi sec (cartas normais) em copos de vidro e ficaram uma delícia.


Escolha seu espumante favorito e gelo nele!

Esta é uma taça alta para água de vidro.
Fica lindo e glamouroso também.

Outro drink que deus as carinhas por aqui, mas é bem comum no verão europeu é o Coquetel Spritz. A base deste coquetel é o Campari. Portanto, se você, como eu, não suporta Campari nem adianta experimentar.
Mas se você gosta aqui vai a receitinha:
Em copo alto coloque gelo até a boca do copo.
Nos primeiros 2/3 do copo Campari e vinho branco ou prosecco (na proporção de 1/3 e 2/3).

Completar o restante com água gaseificada.
Servir com uma rodelinha de limão.

Então, apeteceu?



Amanhã, post sobre etiqueta para fumantes.
Beijos Perfumados!


PARA CONSULTORIA DE MODA E INTERIORES (pessoal, corporativa ou palestras) AGUARDO SEU CONTATO POR EMAIL.